Faça parte do VIRAweb
-->
NESTA EDIÇÃO

Devaneios
Renato Frigo estréia devaneando sobre o futuro(?)

Direito
Carla Paraizo pergunta: e agora?

Educação_e_Sociedade
Educação sem futuro, por Tom Coelho

Estratégia
Fábio Violin questiona o sucesso a qualquer preço

Humanistic
Tadeu Alvarenga entra para o time VIRAweb falando sobre o coaching no cinema

Mídia
Silzete Moreira fala sobre as expectativas sobre o ano novo

Mkt_e_Negócios
Dailton Felipini pergunta: qual é mesmo o nome do seu site?

Sua_Carreira
Gisela Kassoy fala sobre a finalidade das férias

Webicéia
Wallace Viana aconselha: não leve pelo pessoal; pode ser profissional

GESTÃO DO CONHECIMENTO

JOSÉ LUIS AMÂNCIO

No decorrer da história, a humanidade passou por várias fases evolutivas: idade do bronze, idade do ferro, revolução comercial, revolução industrial e atualmente nos encontramos na era do conhecimento. Conhecimento pode ser definido como experiência ou a habilidade de utilizar as informações para gerar valor agregado.

Numa economia em ritmo acelerado, as organizações não podem perder tempo ou vantagem competitiva tendo que reinventar a roda ou refazer determinado processo o tempo todo, o que pode vir a se tornar um problema com efeitos financeiros e de mercado prejudiciais.

Com o advento da informática e das novas tecnologias de comunicação, a interação humana passou a ser cada vez maior, atingindo um estágio de comunicação instantânea e sem limites geográficos, onde procedimentos regionais se mesclam reescrevendo a maneira de pensar e agir para um nível global e muito mais dinâmico.

Portanto, as organizações perceberam que tão importante quanto a pesquisa tecnológica ou de produtos é também a gestão do conhecimento, seja empresarial, pessoal, local ou global. Portanto, existem alguns procedimentos que podem auxiliar na gestão mais efetiva do conhecimento, tais como:

Mapear o conhecimento organizacional: A primeira e uma das mais importantes etapas da gestão do conhecimento é justamente identificar e mapear o mesmo.

Entender a dinâmica do conhecimento na organização: O conhecimento é gerado e disseminado em diferentes maneiras em diferentes organizações, sendo crucial o entendimento de sua dinâmica na organização.

Documentar o conhecimento organizacional: Tão importante quanto mapear e entender a dinâmica do conhecimento é criar mecanismos para sua documentação.

Criar agentes multiplicadores: Mais do que ter o conhecimento e entender o mesmo na organização é necessário disseminar o conhecimento de maneira objetiva e organizada.

Rever e atualizar conceitos: O conhecimento evolui com experiência e tempo, e a organização deve rever e atualizar os conceitos e o conhecimento periodicamente.

Espero que essas sugestões lhe auxiliem na gestão do conhecimento.

JOSÉ LUIS AMÂNCIO
35, Economista com especialização em Comércio Eletrônico, Planejamento Empresarial e Logística pela FGV, é diretor Associado da Consultoria Metis Quality, Administrador do Grupo Profissional de Finanças da revista VOCÊ S/A na rede

Coluna Sua_Carreira de 01/10/2004

Imprimir

FaleConosco ____ Flash ____ Fontes ____ Glossário ____Imagens ____ Livros ____